Astaxantina: Potencial terapêutico nas doenças gastrointestinais, Algicel

Astaxantina: Potencial terapêutico nas doenças gastrointestinais

A nossa mucosa gastrointestinal está constantemente exposta a espécies reativas de oxigénio (ROS) devido à presença de bactérias e outros patógenos infecciosos nos alimentos, bem como ao consumo de álcool, ao tabagismo e ao stress a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia, que são responsáveis por causar stress oxidativo nas nossas células. O stress oxidativo e a inflamação excessivos e prolongados são dois dos principais fatores de risco inerentes aos distúrbios gastrointestinais.

            Lee, J. et al analisaram o potencial antioxidante e anti-inflamatório da Astaxantina em modelos in vitro experimentais de doenças gastrointestinais. Foi demonstrado que a Astaxantina apresenta efeitos protetores contra doenças gastrointestinais por intermédio de múltiplos mecanismos. Residindo na superfície e no interior das membranas celulares, a Astaxantina neutraliza diretamente as ROS e os radicais peroxil lipídicos, aumenta a atividade de enzimas antioxidantes e suprime fatores de transcrição e citocinas pró-inflamatórios.

AZORA, um aliado à promoção da saúde gástrica!

 

Bibliografia:

Lee, J., Kim, M. H., & Kim, H. (2022). Anti-Oxidant and Anti-Inflammatory Effects of Astaxanthin on Gastrointestinal Diseases. International Journal of Molecular Sciences, 23(24), 15471.

Joana Paquete

Farmacêutica

Astaxantina: Potencial terapêutico nas doenças gastrointestinais, Algicel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho