olhos

7 cuidados diários para proteger os olhos

Muitas pessoas não têm conhecimento sobre como proteger os olhos. Um estudo da Organização Mundial da Saúde revela que em 2050, mais de metade da população mundial irá sofrer de miopia. Um aumento exponencial que está relacionado com o confinamento que fomos obrigados a viver como consequência da epidemia do  Coronavírus. Durante os dois últimos anos adultos e crianças passaram ainda mais horas a olhar para os ecrãs.

Para manter uma visão forte e saudável, recomendamos alguns cuidados essenciais.

1. Não esfregue os olhos

Esfregar os olhos em momentos pontuais não tem problema, mas se essa prática for corriqueira, está na altura de começar a mudar os seus hábitos. Ao passar as mãos nos olhos podemos espalhar bactérias e poeiras, uma vez que eles são extremamente sensíveis a qualquer sujidade. No caso de ser necessário, certificar-se que as mãos estão adequadamente limpas com água e sabão. 

2. Use óculos de sol 

Para proteger os olhos dos raios ultravioleta e evitar lesões, é extremamente importante o uso de óculos de sol com proteção UV. A exposição aos raios UV aumenta as hipóteses de catarata e degeneração macular. Sem dúvida um acessório imprescindível em qualquer época do ano.

3. Descanse a vista das telas

Se você passa a maior parte do dia olhando para uma tela, seja a televisão, computador ou telemóvel, essa prática tão habitual é uma das responsáveis pelo aumento de problemas de visão de adultos e crianças, como consequência da alta exposição que sofremos diariamente à luz azul nociva emitida por esses dispositivos. O ideal é descansar a vista, pelo menos a cada 30 minutos, e posicionar os olhos ao mesmo nível da tela para reduzir a tensão.

4. Dieta equilibrada

A saúde ocular também pode ser afetada por uma alimentação incorreta. Do ômega-3 à vitamina C, existem muitos nutrientes importantes para manter os olhos saudáveis. O seu consumo pode ajudar a evitar problemas como a catarata e a degeneração macular. Portanto, consuma diariamente vegetais de folhas verdes, peixes como atum e salmão, leguminosas, frutas cítricas, carnes e ovos. Tudo sempre acompanhado pelo exercício físico, que ajuda na prevenção ou controle da pressão arterial, colesterol e diabetes. Todos esses problemas de saúde podem levar a doenças oculares.

5. Uma boa noite de sono 

Uma correta noite de sono pode ajudar os olhos a recuperarem das tensões da vida diária. Enquanto dormimos, os olhos também são continuamente lubrificados e qualquer poeira acumulada durante o dia é removida. Por outro lado, se não dormimos o suficiente, podemos desenvolver doenças oculares graves, como o glaucoma. Uma doença que pode eventualmente causar a perda da visão se não for tratada.

6. Tomar muita água

A desidratação pode prejudicar significativamente a saúde dos olhos. Quando não bebemos água suficiente, a pele e os olhos podem ficar secos. 

7. Tome astaxantina

Está comprovado que o consumo diário de astaxantina é capaz de ajudar a prevenir os problemas oculares. ​​Capaz de atravessar os tecidos dos olhos, esta substância natural exerce os seus efeitos de forma segura e com mais potência do que qualquer outro carotenóide. Desta forma, a astaxantina consegue inibir a ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento das células.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho