sistema_imunitario

7 hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunitário

O coronavírus mudou os nossos hábitos de vida! Segundo o Barómetro FOOD 2021, 65% dos portugueses considera que a pandemia aumentou a sua consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter hábitos mais saudáveis. Outra preocupação é a de reforçar as defesas naturais do organismo para combater qualquer tipo de agente externo, como vírus e bactérias. 

A Organização Mundial da Saúde defende um estilo de vida ativo para fortalecer nosso sistema imunológico. Porém, o que devemos fazer? São vários os fatores que nos ajudam a atingir esta meta, nomeadamente uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, ter uma boa noite de sono, consumir astaxantina em forma de suplemento, uma ingestão adequada de água, entre outros. Esta é a forma mais eficaz de evitar doenças como gripes e constipações.

Como está o seu sistema imunitário?

Fique atento aos sinais do seu corpo! Para saber se a sua imunidade está baixa ou alta devemos prestar atenção em alguns sinais.

Imunidade baixa      

  • Infecções constantes, como amigdalite ou herpes
  • Cansaço;
  • Queda acentuada de cabelo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre e arrepios de frio.

Imunidade baixa     

  • Sono tranquilo;
  • Alta produtividade;
  • Maior disposição;

Revelamos sete cuidados essenciais para conseguir fortalecer o seu sistema imunitário.

1- Alimentação

Para reforçar o sistema imunitário é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada, consumindo principalmente vegetais com folhas de cor verde escuro (couve, espinafres e brócolos), frutos vermelhos (morango, melancia e tomate) e temperos como a cúrcuma e o gengibre.  

Outro nutriente importante para proteger o sistema imunitário é o ômega-3, presente no atum, salmão e na sardinha. Além disso, manter uma ingestão regular de leite, ovos, vitaminas A, C, D, E, proteínas e carboidratos.   

Inclua também na sua dieta alimentos ricos em fibras e se possível, evite consumir produtos industrializados. 

2- Ingestão de água

A água é um nutriente essencial, pois ajuda o corpo a eliminar as toxinas por meio do suor e da urina, prevenindo algumas doenças. Ademais, lubrifica as articulações e exerce uma função termorreguladora. Outra vantagem da sua correta ingestão é manter uma mucosa hidratada, auxiliando numa resposta imunológica do organismo mais eficiente.

3- Consumo de astaxantina

Uma das melhores formas de cuidar do sistema imunológico e fortalecer a sua imunidade é consumindo astaxantina. A sua notável capacidade para combater o stress oxidativo e a sua atividade anti-inflamatória natural, fazem dela um suplemento capaz de melhorar o estado de saúde em geral. De um modo particular, a astaxantina pode contribuir para a preservação de uma pele jovem e resistente à radiação ultravioleta, favorecer a saúde dos olhos e aumentar a atividade e o número de células do sistema imunitário.A forma mais fácil é recorrendo à suplementação, seja por meio de fórmulas manipuladas ou da suplementação Azora Astaxanthin, uma das principais fontes naturais da substância.

4- Pratique atividades físicas

O estabelecimento de rotinas de exercício tem múltiplos benefícios para a saúde, como por exemplo o controle do peso, a melhoria do condicionamento físico, a redução do stress, que está diretamente ligado ao baixo funcionamento do sistema imunitário.

Portanto, é fundamental sair do sedentarismo e praticar alguma atividade física. A caminhada, o yoga e a meditação ajudam a estimular as defesas do organismo, favorecendo um bom funcionamento do sistema imunitário.

5- Durma bem

Noites mal dormidas reduzem a capacidade defensiva do corpo, a consequência disto são maiores chances de contrair doenças infecciosas. Assim sendo, para que o sistema imunitário funcione corretamente, é preciso cuidar da qualidade do sono. Não basta dormir as horas recomendadas (entre 7h e 8h), é preciso descansar o corpo e relaxar.

6- Redobre a atenção com a higiene

Lavar as mãos constantemente evita a contaminação por vírus e bactérias, portanto, lave-as sempre que necessário com água e sabão; use o álcool gel a 70% como um aliado no combate aos agentes infecciosos e ao tossir ou espirrar, proteja a boca com a parte de dentro do cotovelo, nunca com as mãos.

7- Apanhe sol

A vitamina D é sintetizada pelo nosso corpo quando nos expomos ao sol. É uma aliada no combate à osteoporose, além de atuar no fortalecimento do sistema imunitário. Apanhar entre 15 e 20 minutos de sol diariamente é o suficiente para que o organismo consiga produzir essa vitamina e consequentemente, reforçar as nossas defesas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho