sistema imunitário

Alimentos que ajudam a reforçar nosso sistema imunitário

Um sistema imunitário saudável fortalece as defesas do corpo, dificultando a possibilidade de ficar doente, ter uma gripe ou constipação. A procura por um organismo forte intensificou-se durante a pandemia do COVID-19. Mas o que precisamos realmente fazer para o seu correto funcionamento? 

Nenhum alimento isolado vai impedir-nos de ficar doente, mas devemos focar-nos no consumo daqueles com um elevado número de nutrientes, além do consumo de suplementos à base de astaxantina, pode ajudar a manter o correto funcionamento do sistema imunitário.

Revelamos-lhe 7 alimentos que os especialistas recomendam para ajudar a reforçar o seu sistema imunitário.

1. Frutas cítricas

A maioria das pessoas recorre diretamente à vitamina C quando ficam constipadas. Isso porque ajuda a recuperar o sistema imunitário, uma vez que estes alimentos são capazes de aumentar a produção dos glóbulos brancos, que são fundamentais para combater infecções, além de proteger-nos dos radicais livres.

A vitamina C é essencial para o nosso organismo, porém o corpo humano não pode criar esse micronutriente por conta própria e, portanto, deve obtê-lo através da dieta. Entre as mais recomendadas estão laranja, mexerica, limão e toranja. Sendo a dose diária recomendada para a maioria dos adultos de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

2. Pimentão vermelho

Sabia que os pimentões vermelhos contêm quase 3 vezes mais vitamina C do que uma laranja? Além disso, eles também são uma fonte rica em betacaroteno. Esse alimento é capaz de impulsionar o sistema imunitário e ajudar a manter os olhos e a pele saudáveis.

3. Brócolos

O brócolo é rico em vitaminas, minerais, fibras e muitos outros antioxidantes. Este é um dos vegetais mais saudáveis que podemos consumir. O segredo para manter seus nutrientes intactos é cozinhá-lo o mínimo possível.

4. Alho

As primeiras civilizações reconheceram seu valor no combate a infecções. O alho também pode retardar o endurecimento das artérias, e há evidências de que ajuda a baixar a pressão arterial. Outro dos seus benefícios é reforçar o sistema imunitário, pela forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

5. Gengibre

O gengibre é outro ingrediente ao qual muitas pessoas recorrem depois de ficarem doentes. Ele pode ajudar a diminuir a inflamação, dores de garganta e doenças inflamatórias. Também pode ajudar com as náuseas.

6. Espinafre

O espinafre é rico em vitamina C e repleto de numerosos antioxidantes e betacaroteno, melhorando o sistema imunitário e consequentemente o combate às infecções.

Similar ao brócolo, o espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível para reter os seus nutrientes. Esse alimento pode ajudar a reduzir inflamações, dores de garganta e doenças inflamatórias, é rico em nutrientes como potássio, niacina, fósforo e vitamina C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho