azora

Benefícios da Astaxantina na Diabetes Mellitus

A Diabetes mellitus é uma doença crónica silenciosa com elevada morbilidade e mortalidade! A prevenção e tratamento adequados são fundamentais para controlá-la. A Astaxantina é um aliado perfeito!

A Diabetes mellitus (DM) é a doença crónica metabólica mais comum, que apresenta uma prevalência elevada e crescente a nível mundial. Atualmente, estima-se que cerca de 500 milhões de pessoas vivem com esta doença em todo o mundo. Em Portugal, a sua prevalência é igualmente elevada, afetando mais de 1 milhão de portugueses. Trata-se de uma problemática de saúde pública que acarreta com grandiosos custos.

Diabetes Mellitus e as suas complicações

A DM caracteriza-se pela incapacidade do nosso organismo em produzir uma quantidade suficiente de insulina e/ou pelo facto de não conseguir responder normalmente a ela. Isto desencadeia um aumento de glicose no sangue – hiperglicemia.

Sabe-se que o desenvolvimento da DM e as suas complicações estão associados ao stress oxidativo e à inflamação crónica. A hiperglicemia aumenta os marcadores de inflamação e contribui para o aumento de espécies reativas de oxigênio, que reduzem a secreção de insulina e prejudicam a sensibilidade /sinalização à mesma.

A hiperglicemia, se não for controlada, conduz a complicações de saúde muito graves!

A DM lesiona os vasos sanguíneos, causando o seu estreitamento, limitando assim o fluxo sanguíneo. Uma vez que estão distribuídos por todo o corpo, todos os órgãos acabam por serem afetados, daí as múltiplas complicações desta doença. A DM é a principal causa de cegueira (Retinopatia Diabética), de doença renal crónica (Nefropatia Diabética), de cicatrização prolongada/incompleta de feridas e de amputações não traumáticas – Neuropatia Diabética. É também responsável por doenças cardiovasculares, por aumentar a fragilidade óssea e por enfraquecer o sistema imunológico. É uma doença silenciosa que reduz significativamente a qualidade de vida e que causa mortalidade precoce.

O tratamento adequado da hiperglicemia é crucial para retardar o início e a progressão da DM, bem como para prevenir as suas complicações. A boa notícia é que, com uma série de mudanças alimentares, hábitos de vida saudável e um tratamento farmacológico adequado, é possível controlar a DM. Um dos maiores aliados em todo este processo é a astaxantina.

Astaxantina e a Diabetes Mellitus

Graças à sua estrutura molecular única, a astaxantina atravessa a bicamada lipídica das membranas celulares, sem danificá-la, o que significa que atua em qualquer célula do nosso corpo, tendo por isso uma maior bioatividade em comparação a outros carotenóides. Por ser um composto natural e com uma potente ação antioxidante, esta substância é considerada uma das mais benéficas para o corpo humano se for consumida regularmente.

Os benefícios da astaxantina são inumeráveis! Aqui vamos destacar os seus benefícios sobre a saúde dos doentes diabéticos. Estudos mostram a utilização promissora de astaxantina na saúde destes doentes devido ao seu papel preventivo no início e progressão da doença, bem como por ter um papel protetor no desenvolvimento de complicações diabéticas.

Um estudo realizado em 2020 demonstrou que a astaxantina reduz a inflamação, o stress oxidativo e a apoptose celular por meio da redução de radicais livres, bem como melhora a resistência à insulina e a sua secreção, reduz a hiperglicemia e ainda exerce efeitos protetores contra a retinopatia, nefropatia e neuropatia. Esses efeitos dependem de quão avançada a doença está, bem como do tipo de complicações observadas. A astaxantina também melhora o metabolismo da glicose e reduz a pressão arterial.

O esquema seguinte resume os benéficos da astaxantina nos diferentes estágios de desenvolvimento da DM e nas suas complicações.

Benefícios da Astaxantina na Diabetes Mellitus, Algicel

Azora, um aliado perfeito

A sua toma diária conduz não só a uma diminuição de um biomarcador de lesão do DNA, diminuição da resposta inflamatória, estimulação do sistema imunológico, bem como auxilia o controlo da DM.

Não se esqueça! Uma dieta saudável e equilibrada, a prática de exercício físico e o uso de suplementos alimentares com astaxantina são fundamentais para reduzir os níveis de glicemia, diminuindo significativamente o risco de complicações graves na DM.

Bibliografia:

Joana Paquete

Farmacêutica – CP23124

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho