raios-solares

Como proteger a sua pele dos raios solares

Passar tempo ao ar livre é uma ótima forma de estar fisicamente ativo, reduzir o stress e obter vitamina D, agora que estamos na época de praia/piscina, também não podemos esquecer que estamos muito mais expostos aos raios solares e como consequência, prejudicamos a nossa pele. 

70% do envelhecimento da pele é causado pela ação dos raios UV, UVA e UVB. Segundo a Liga Portuguesa contra o cancro, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 700 novos casos de melanoma maligno. Uma realidade que está a aumentar e que a grande maioria das pessoas ainda não têm a percepção do risco que correm. Como o efeito do sol não é imediato, e a associação de pele bronzeada com corpo saudável ainda existe, a proteção acaba por ficar em segundo plano.

Os cuidados a ter com a pele

A radiação ultravioleta possui um efeito cumulativo, isto é, os raios UV danificam o DNA de algumas células, podendo causar o aparecimento de lesões. Portanto, qualquer sinal, mancha, pinta, que surge inesperadamente precisa ser investigado. 

Além do cancro de pele, a pior consequência dessa má exposição, também podem aparecer alguns sinais de envelhecimento cutâneo (manchas, rugas, flacidez). Por isso, o uso diário do protetor solar é fundamental.

Como a alimentação ajuda a proteger a pele

Uma dieta saudável também pode auxiliar na diminuição dos danos causados pela exposição da pele ao sol, é o que revelou um estudo publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI). Os pesquisadores perceberam que a ingestão de alimentos ricos em carotenóides, vitamina C e E, e polifenóis favorecem a proteção contra os efeitos dos raios UV. 

Entre eles estão o mirtilo, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que podem danificar a pele. A  melancia e o tomate são outros aliados da pele, ambos têm uma substância chamada licopeno que é capaz de absorver a radiação UVA e UVB, podendo atuar como um protetor solar natural. 

O salmão, rico em ômega-3, mantém uma camada de gordura saudável sob a pele, impedindo que os raios solares provoquem danos na epiderme. A cenoura é outro exemplo de alimento capaz de prevenir e reverter o processo de envelhecimento da cútis.

Outros cuidados essenciais 

Para ajudar a proteger a pele da radiação solar, Algicel desenvolveu o suplemento Azora Astaxanthin. A sua ação antioxidante aumenta a resistência ao sol e ajuda a proteger a pele do envelhecimento precoce, além de deixá-la mais luminosa, firme e hidratada. 

Mas não se esqueça, o uso do protetor solar é recomendado diariamente, nos 365 dias do ano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho