imunidade

Exercício físico: aumenta ou diminui a imunidade?

Exercitar traz muitos benefícios para a saúde, alivia o stress, melhora a saúde do coração e ajuda a fortalecer o organismo. Mas qual a relação entre o exercício físico e o sistema imunitário? Os seus exercícios ajudam ou enfraquecem sua imunidade?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, porém todos os especialistas concordam num mesmo ponto: tudo em excesso faz mal à saúde. Exercícios de longa duração e de alta intensidade podem sobrecarregar o sistema imunitário, podendo deixar-nos mais vulneráveis à infecções durante um tempo. Por outro lado, ao praticar regularmente uma atividade física o corpo é capaz de manter o sistema imunitário fortalecido. 

Como funciona o nosso organismo ao realizar um exercício

Ao fazer qualquer tipo de exercício, o músculo em contração produz uma substância chamada miocina, que é capaz de combater os efeitos inflamatórios do organismo (o corpo responde positivamente ativando o sistema imunitário). Portanto, durante e depois do treino existe uma redução das substâncias inflamatórias e um aumento das anti-inflamatórias.  

O quadro muda quando os exercícios são feitos numa intensidade superior ao que o nosso corpo aguenta , forçando a resistência. Nessa situação, há um risco do organismo passar a produzir mais substâncias inflamatórias, consequentemente uma maior possibilidade de sofrer uma infecção. 

Assim, é fundamental observar como o seu corpo reage, caso algo não esteja bem. Ele emitirá um sinal de alerta, avisando que a intensidade com a qual estamos exercitar é excessiva. Os mais comuns são tonturas, cãibras e queda de rendimento na atividade física

Não podemos esquecer que também é preciso respeitar o tempo de repouso, o descanso é primordial para manter um corpo equilibrado e um correto funcionamento do sistema imunitário. 

Como se exercitar de forma segura 

Escute os limites do seu corpo: principalmente para aquelas pessoas que começam a praticar uma atividade, por mais que o corpo não esteja condicionado para o exercício, optam por intensificar os exercícios para conseguir resultados rápidos. O resultado será o contrário, aumentará a possibilidade de sofrer sérias lesões musculares e uma disfunção do sistema imunitário. Neste ponto é muito importante não ultrapassar os seus limites e ser acompanhado por um profissional.  

Cuidado com a intensidade: devemos começar os treinos com cargas mais leves e ir aumentando à medida que nosso corpo vai pedindo. Portanto, evite correr em alta velocidade ou exagerar no peso durante a musculação. 

Hidrate-se: não se esqueça de hidratar antes, durante e depois do treino. Durante o exercício o corpo perde muito líquido através do suor, assim é essencial controlar esse déficit, repondo a água eliminada, principalmente durante o verão.  

Cuide da sua alimentação: além de cardápios naturais e alimentos da época, o consumo de astaxantina ajuda a reforçar o sistema imunitário contra os agentes externos.

Faça atividades físicas:  se ainda não tem nenhuma preferida, experimente uma de cada vez e escolha a que mais gostar. Isto aumenta as possibilidades de praticá-la e não desistir a meio do caminho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho