oxidantes

Por que devemos consumir mais antioxidantes no verão?

Esperamos ansiosamente pela chegada do verão, aproveitar o bom tempo para viajar, ir à praia, à piscina ou fazer um churrasco no fim de semana. Consequentemente, ficamos mais expostos ao sol e ao excesso de radicais livres, que podem causar sérios danos à pele na forma de manchas, hiperpigmentação, além do envelhecimento precoce. Para ajudar a enfrentar o problema, os especialistas recomendam o consumo de antioxidantes.

Eles ajudam a manter uma pele mais firme, a reduzir rugas ou linhas de expressão, também são responsáveis por estimular o fluxo sanguíneo, favorecendo a multiplicação celular. Para isso, é fundamental a ingestão de essas substâncias, consumindo frutas e vegetais coloridos nas suas refeições – os alimentos de cor amarela e laranja, por exemplo, são ricos em vitaminas A e C. Também podemos obter uma dose considerável de antioxidantes consumindo suplementos como o Azora Asthaxantin, uma arma eficaz para combater o excesso de radicais livres.

A importância dos antioxidantes

São os grandes aliados da pele e da saúde em geral, importantes durante todo o ano, os antioxidantes no verão são o complemento perfeito para o protetor solar. Esses compostos são agentes naturais que protegem as nossas células e tecidos.

Presentes em inúmeros alimentos, eles desempenham, por meio da alimentação, um papel essencial na nossa saúde, prevenindo o desenvolvimento de doenças graves como cancro, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, processos neurodegenerativos e do sistema imunitário, além disso têm grande relevância na beleza e na saúde da pele.

Como funcionam os antioxidantes?

Em primeiro lugar, têm uma função preventiva, impedindo a formação de radicais livres, também interceptam os radicais oxidados que já estão formados e impedem que se multipliquem. Se mesmo depois de removido, ocorrer dano celular, o sistema de defesa antioxidante regenera o dano causado pela oxidação. No caso de ser impossível reverter o problema porque as moléculas estão muito danificadas, os antioxidantes conseguem livrar-se dessas toxinas.

O que comer neste verão?

Existe uma grande variedade de alimentos que ajudam a combater os radicais livres, entre os mais importantes estão:

Vitamina C: Citrinos, morangos, manga, amoras, kiwi, tomate, espinafre, repolho, couve-flor e brócolos.

Vitamina E: Óleos vegetais como girassol ou gérmen de trigo, nozes, avelã, pistache, amêndoa, abacate, batata, repolho e peixe.

Minerais: Zinco (carnes vermelhas, aves e alguns mariscos), selênio (castanhas, ovos, uvas e bananas), cobre (mariscos, peixes, fígado, ovos e especiarias), manganês (nozes, grãos, legumes e vegetais de folhas verdes) e ferro (espinafre, marisco, legumes, carne ou chocolate amargo)

Polifenóis: vinho, chocolate, azeitonas, chá verde.

Flavonóides: frutas vermelhas, cebola.

Carotenóides: frutas e vegetais laranja e amarelo, tomate e vegetais de folhas verdes.

Benefícios da astaxantina

Como comentamos anteriormente os benefícios da astaxantina para o organismo são inúmeros e durante o verão, o seu consumo reforça o sistema imunitário, além de combater os radicais livres e ajudar a retardar o processo do envelhecimento. O seu correto consumo juntamente com uma alimentação equilibrada contribui para uma vida mais saudável. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho