articulaçoes

Qual é o papel da astaxantina na saúde das articulações?

É inevitável que com o passar dos anos comecem a surgir os problemas osteoarticulares. A osteoartrose e as dores articulares são patologias muito comuns. De acordo com a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, em Portugal as doenças reumáticas têm uma prevalência de 56%.

Os sintomas mais comuns são inchaço, dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento. Geralmente pioram com o tempo, transformando-se em dor crônica, dificuldade em andar ou em subir escadas e incapacidade para realizar atividades diárias.

A maioria dos medicamentos prescritos não atuam na causa da inflamação ou degeneração das articulações, apenas mascaram a dor e reduzem a inflamação temporariamente. Assim sendo, o ideal será encontrar uma solução que trate o problema de forma mais eficaz, como uma dieta equilibrada e a toma de um suplementos à base de astaxantina.

Portanto, ter um estilo de vida ativo é possível, embora desafiador. 

Seguidamente explicaremos de que forma a astaxantina auxilia o corpo humano a envelhecer de uma forma mais saudável, diminuindo o stress oxidativo, a inflamação e o enfraquecimento dos ossos.

Astaxantina para as articulações

Um dos suplementos mais populares para a dor, atualmente, é a astaxantina. Esse antioxidante de cor avermelhada, que se obtém naturalmente a partir da microalga Haematococcus pluvialis, atua como um anti-inflamatório nas células e no metabolismo celular. Quando consumido corretamente, é capaz de neutralizar os radicais livres que danificam as articulações.

Um estudo que comparou a astaxantina com outros carotenóides, provou que esta substância é a mais poderosa na sua ação antioxidante. Isto deve-se à capacidade de se ligar a todas as células, tecidos e órgãos do nosso corpo.

Tem também uma grande vantagem que é o facto de não se converter num pró-oxidante, quando consumido em altas concentrações, como ocorre com outros antioxidantes. Esta característica, torna-o num suplemento perfeito para as dores articulares, entre outras patologias, e é esta a razão da sua grande popularidade nos últimos anos.

Previne os problemas nas articulações

A astaxantina consegue reduzir o stress oxidativo no organismo e combate a inflamação, evitando assim o desenvolvimento de problemas nas articulações tais como artrites, osteoartroses e outras doenças crônicas.

Além disto, para prevenir e tratar as dores nas articulações, é importante evitar o excesso de peso. 

Seguindo uma alimentação equilibrada e variada, que contenha vitamina C (brócolos, kiwi e outros), vitamina D (salmão, ovos, leite e outros), alguns minerais como cálcio (leguminosas, vegetais de folhas verdes e outros), fósforo (queijo, marisco, chocolate e outros), magnésio (banana, espinafre e outros) e silício (grãos inteiros, cenoura, uva e outros) os problemas nas articulações podem ser minimizados.

Assim sendo, se conseguirmos manter uma dieta equilibrada, consumirmos pelo menos dois litros de água diariamente, fizermos exercício físico moderado e tomarmos suplementos de astaxantina, poderemos aliviar ou prevenir as dores nas articulações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho