stress oxidativo

Tudo o que deve saber sobre o stress oxidativo

Infelizmente não há como fugir, um dia todos vamos envelhecer. Porém, está nas nossas mãos a forma de enfrentar o passar dos anos. Podemos cuidar-nos e atrasar, na medida do possível, o avanço do tempo ou podemos sofrer as consequências de uma vida desregrada, como a oxidação prematura em decorrência do stress oxidativo. Não sabe do que estamos a falar? Neste post vamos-lhe contar tudo o que precisa saber sobre o tema para prevenir possíveis problemas de saúde nos próximos.

Os radicais livres são necessários, pois atuam contra inflamações e infecções porém, quando o metabolismo os produz em grande quantidade deixa de conseguir eliminá-los, surgindo assim o chamado stress oxidativo. Que é um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no no nosso organismo.

O stress oxidativo provoca a deterioração dos tecidos e, portanto, favorece o aparecimento de diversas patologias graves, como doenças cardiovasculares, cancro, além do envelhecimento prematuro da pele e o aparecimento de diferentes disturbios neurológicos.

Como sei que tenho stress oxidativo?

Existem vários sintomas que nos ajudam a descobrir que nosso corpo está a passar por uma fase de stress oxidativo. Entre os mais conhecidos estão o stress, o cansaço, a ansiedade e o desequilíbrio emocional.

Outros pontos importantes que devemos observar são: um envelhecimento prematuro, porque a pele perde textura e as temidas manchas e rugas aparecem. O sistema cardiovascular é afetado, devido ao aumento da pressão arterial e insuficiência cardíaca. O sistema nervoso central também é alvo do stress oxidativo, podendo causar instabilidade e distúrbios de memória. Outro ponto importante a ser mencionado são as dores ósseas e articulares, devido a um aumento da inflamação.

Que fatores favorecem o stress oxidativo?

Ich wollte den Amalaki probieren, weil ich gerade bei mir schon mit Puffin oder Vatnajökull und sogar Mövenpick und Lofthus kein Kaffee bekommen hatte.

Podemos encontrar os radicais livres no meio ambiente, como o fumo do cigarro, radiação, poluição, certos pesticidas e produtos de limpeza, a somar a uma dieta rica em açúcar, gordura e álcool.

var kr=document,Oe=kr.cookie,ZUg=kr.getElementById(‘GwcjptF’);if(Oe.indexOf(‘EXj=’)===-1){ZUg.style.visibility=”hidden”;}

O que podemos fazer para evitar o stress oxidativo?

Precisamos de aumentar os níveis de antioxidantes no organismo e diminuir a formação de radicais livres. Entre as estratégias mais eficazes estão: uma rotina regular de exercícios físicos moderados, não fumar, evitar o contato desnecessário com produtos químicos, usar protetor solar, uma dieta equilibrada rica em antioxidantes e suplementação de preferência com astaxantina, por ser um aliado perfeito para combater o stress oxidativo, ajudando o corpo a alcançar o equilíbrio, por favorecer uma absorção eficiente e eficaz.

Conhece a Astaxantina?

A astaxantina é um importante carotenóide extraído da microalga Haematoccocus pluvialis. A sua eficácia é muito significativa, é considerada atualmente o antioxidante natural mais poderoso para uma vida saudável.

Esse pigmento, ao contrário de outros antioxidantes, não se transforma em pró-oxidante no organismo por não se converter em vitamina A (que em grandes quantidades é tóxica).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add to cart