excesso de trabalho

O excesso de trabalho prejudica a qualidade de vida

O excesso de trabalho prejudica a qualidade de vida das pessoas, afetando não só o estado físico, mas também o psicológico, o que pode levar a doenças decorrentes do excesso de tarefas. Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio que permita alcançar os objetivos profissionais, sem prejudicar a saúde.

Levar tarefas para realizar em casa, ficar no escritório a fazer horas extraordinárias, passar o fim de semana a fazer tarefas relacionadas com o trabalho, pode provocar ansiedade, desenvolver síndrome de pânico e até mesmo doenças cardiovasculares, fadiga, dores musculares, entre outros.

Por esta razão, procure construir uma relação positiva com o seu trabalho e desta forma evitará as consequências negativas desta prática cada vez mais habitual entre as pessoas.

Consequências do excesso de trabalho

Como mencionámos anteriormente, trabalhar em excesso ocasiona vários problemas de saúde. O sistema imunitário acaba por ser afetado, causando fadiga, o que faz com que a pessoa fique mais propensa a adquirir gripes e constipações.

Outra doença relacionada com o tema é a depressão. O colaborador fica desmotivado, isola-se e poderá desenvolver um distúrbio de ansiedade, que levará a crises nervosas e déficit de atenção.

Por conseguinte, estas situações ‘stressantes’ acabam por afetar a saúde do coração. O fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca aumentam o que poderá provocar hipertensão arterial, assim como um elevado risco de enfarte ou de um acidente vascular cerebral (AVC).

Em consequência do excesso de trabalho, o organismo também começa a sentir-se pressionado, realizando esforços para além daquilo para o qual está preparado. Desta forma, o colaborador terá problemas de postura e dores musculares nas costas.

Em suma, é importante desenvolver um estilo de vida saudável e equilibrado. Atividades de lazer, orientação psicológica e mudanças nos hábitos diários são excelentes ferramentas que devem ser utilizadas para diminuir a ocorrência de doenças relacionadas com o trabalho.

Como evitar o excesso de trabalho

1 — Planeamento

Planear o seu dia é fundamental para evitar os excessos, desta forma poderá usar o seu tempo com sabedoria. Durante o seu dia de trabalho conseguirá dedicar o seu tempo àquelas tarefas que são prioritárias, evitando direcionar todas as suas energias para apenas uma área. Além disso, é importante deixar algum tempo para passar momentos em família, descansar e para o autoconhecimento. 

2 — Estabeleça limites

Quando falamos de excesso de trabalho é importante saber impor limites a si mesmo. Tenha claro que não responderá a e-mails durante as refeições ou fora do horário laboral, além de fazer horas extraordinárias ou levar tarefas para casa. Aqui é muito importante tomar as decisões com confiança e saber que esta mudança não vai prejudicar o seu emprego ou o seu departamento.

3 — Faça pausas ao longo do dia

Trabalhar sem parar é contraproducente, pois a mente não consegue manter-se produtiva por horas seguidas, sem intervalos. Para evitar que isso aconteça defina espaços de tempo e siga-os à risca. Não abra mão da sua hora de almoço e o descanso para tomar um café.

4 — Tome um suplemento alimentar

Os suplementos à base de astaxantina são os mais recomendados porque contribuem para manter um corpo saudável. Ao consumir diariamente estes suplementos, como o da marca Azora Astaxanthin, produzido a partir da microalga Haematococcus pluvialis, conseguirá uma redução da fadiga, proteção do corpo contra o ‘stress’ oxidativo, uma maior proteção cardiovascular, entre outros benefícios.

5 — Aprenda a dizer não

Confie em si, defina as suas prioridades, objetivos e estabeleça os seus limites, assim poderá recusar tudo aquilo que ultrapassa o seu planeamento e tempo disponível. Aprender a dizer “não” é libertador e ajudá-lo-á a encontrar o equilíbrio laboral para conseguir uma melhor qualidade de vida. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © Algicel, Biotecnologia e Investigação

Estas descrições são fornecidas apenas para fins informativos. Não devem ser consideradas como aconselhamento médico. Sempre consulte o seu médico para obter orientações médicas. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado, bem como de um modo de vida saudável.

Add to cart