Com a crise epidemiológica que estamos a viver, a preocupação em reforçar o sistema imunitário aumenta. Procuramos todas as alternativas para conseguirmos proteger o nosso organismo e reforçar as nossas defesas, para sermos mais resistentes a qualquer tipo de ameaça, tanto de vírus como de bactérias. Para obtermos melhores resultados, recomendamos a prática de hábitos de vida saudáveis, como fazer uma alimentação equilibrada, praticar alguma atividade física, beber água e equilibrar as emoções. Entretanto, para fortalecer e aumentar as defesas mais rapidamente, o ideal é dar ênfase ao consumo de antioxidantes, como é o caso da astaxantina.
O que são antioxidantes?
São substâncias que protegem as células saudáveis do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, que danificam as membranas celulares e outras partes das células.
Por outro lado, também oferecem grande apoio ao sistema imunitário, reduzindo a morte celular e promovendo o desenvolvimento de glóbulos brancos, essenciais para a destruição de bactérias nocivas.
Os antioxidantes também desempenham um papel fundamental na reparação do DNA danificado e no aumento da capacidade do corpo se regenerar.
Embora as vitaminas C e E estejam no topo da lista dos antioxidantes mais conhecidos, a astaxantina é comprovadamente mais eficaz. Esta xantofila é um poderoso estimulador do sistema imunitário por aumentar a produção e atividade das células imunes (células Natural Killer, células B e T). Assim, a resposta imunitária do nosso organismo é potenciada e biologicamente mais eficaz.
Qual a importância da Astaxantina para o nosso organismo?
A astaxantina é um pigmento carotenóide encontrado nas microalgas e em certos tipos de crustáceos. Além da preservação da saúde da pele, proteção cardiovascular, saúde ocular, controlo glicémico, redução da fadiga, também tem um papel importante no reforço do sistema imunitário contra os agentes externos.
Como referimos anteriormente, a astaxantina consegue equilibrar e fortalecer o sistema imunitário, melhorando a sua capacidade defensiva. Esta substância ajuda a suprimir as respostas imunológicas hiperativas que resultam de uma inflamação. Além disso, a astaxantina protege as células imunes contra o ‘stress’ oxidativo e danos à membrana celular.
Onde podemos encontrar a Astaxantina?
A Astaxantina está disponível no mercado português em forma de suplemento alimentar, como o Azora Astaxanthin, para quem precisa de repor os níveis de antioxidantes no organismo e manter-se saudável.Para além da sua origem natural e de possuir um enorme grau de pureza, a formulação hidrossolúvel do Azora Astaxanthin conduz a uma elevada taxa de absorção pelo organismo e consequentemente a uma elevada biodisponibilidade, permitindo deste modo reduzir o aporte diário de astaxantina.