Sabia que existem alimentos que aumentam a nossa imunidade? Ao serem consumidos eles ajudam o nosso organismo a proteger-se contra infecções, dando condições para que possa defender-se de germes e bactérias que causam gripes e constipações. Também são capazes de reduzir os processos inflamatórios, entre outros problemas de saúde.
Entre os mais recomendados estão as frutas e os vegetais, como o kiwi, os frutos secos, o gengibre e o alho. Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunitário.
Mas não se esqueça, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e variada – para assegurar a ingestão de diferentes nutrientes, aliada a um estilo de vida saudável.
Enumeramos seis alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário.
Kiwi
Os kiwis são compostos por uma grande quantidade de nutrientes essenciais, como o potássio, a vitamina K e a vitamina C, que contribui no fortalecimento das defesas naturais do organismo, aumentando a produção dos glóbulos brancos para combater qualquer infecção.
A vitamina C também é capaz de ajudar a prevenir problemas de infecções respiratórias e sistêmicas. Outros alimentos ricos em vitamina C são o morango, a papaia, a acerola e o brócolo.
Batata-doce
Rica em vitamina A e C, bem como noutros compostos antioxidantes, a batata-doce é ótima para o sistema imunitário. Conhecida pelo seu efeito terapêutico no tratamento de doenças infecciosas, ela também previne o envelhecimento precoce e ajuda a controlar a pressão alta (sistólica).
Salmão
Rico em ômega 3, o salmão é responsável por regular as células de defesa do corpo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e prevenir doenças, como o Alzheimer.
Frutos secos
Os frutos secos são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas, além disso, contribui para a produção e ativação dos linfócitos T (células de defesa importantes para o sistema imunitário).
Alho
O alho atua como anti-inflamatório, antiviral, bactericida e antifúngico no organismo. Também ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas. Todos esses benefícios estão associados à sua composição, com propriedades da família do enxofre, como a alicina.
Gengibre
O gengibre é um dos alimentos mais consumidos quando ficamos doentes. Ele ajuda a diminuir as inflamações como a dor de garganta, a dor crônica, a baixar o colesterol, a melhorar a digestão, a aliviar as cólicas, entre tantos outros benefícios.
Para reforçar ainda mais o seu cuidado com a saúde, recomenda-se a toma diária de astaxantina. Este poderoso antioxidante, atua no organismo reforçando o sistema imunitário contra os agentes externos. Atualmente encontramos este nutriente sob a forma de cápsulas e o seu consumo, em associação com uma dieta equilibrada, é capaz de contribuir para uma vida mais saudável.