No século XXI, ter uma vida saudável é uma tendência. Todos os dias preocupamo-nos mais com o nosso desempenho físico. Para alcançar esse objetivo é necessário um conjunto de atitudes e comportamentos, como a prática de exercícios. Ao exercitar o corpo, conseguimos evitar a obesidade, o sedentarismo entre outras doenças.
Porém, para obtermos o máximo rendimento, é necessário cuidar da nossa condição física e conseguirmos assim o corpo que tanto desejamos.
Por esta razão, é importante manter alguns comportamentos como sejam ter uma alimentação equilibrada, estar bem hidratado e cuidar do sono. Além disso, o consumo de suplementos como a astaxantina consegue trazer enormes benefícios à saúde.
De modo a obter os melhores resultados, reunimos 5 dicas que o ajudarão a aumentar a sua força e resistência, diminuir o seu tempo de recuperação e as dores musculares após fazer exercícios.
1. Alimentação equilibrada
Para que o corpo tenha energia suficiente para a realização de atividades físicas, é fundamental manter uma dieta equilibrada. Antes do treino, é recomendado o consumo de alimentos mais leves e com grande percentagem de energia, como ovo, aveia e banana.
Por outro lado, a ingestão de hidratos de carbono com alto índice glicêmico e proteínas, como o queijo branco e o peito de peru, é recomendada para depois do treino. Com estes cuidados, será mais fácil manter uma boa saúde e ter melhor qualidade de vida.
2. Uso de astaxantina
Além de ser um potente antioxidante, a astaxantina é conhecida pelas suas importantes propriedades anti-inflamatórias. Todo atleta está consciente que as dores musculares e das articulações ou uma inflamação, conseguem reduzir o ritmo do treino.
Ao consumir diariamente astaxantina, o organismo experimenta uma melhoria na recuperação, assim como um aumento da resistência e da força física. Outra vantagem deste princípio ativo é o de prevenir a atrofia muscular e de reduzir o ácido lático (que se produz com maior quantidade durante treinos intensivos e provoca uma desagradável sensação de ardor dos músculos).
3. Dormir bem
A qualidade do sono consegue influenciar o seu desempenho nos treinos portanto, é fundamental respeitar as horas de sono que o corpo necessita. Para além disto, é importante dormir entre 6 e 8 horas e observar a qualidade do colchão e travesseiro, para evitar as temidas dores nas costas e no pescoço na hora de se levantar. Afinal, qualquer dor ou indisposição influenciará negativamente o seu rendimento.
4. Hidratação
A hidratação garante um bom funcionamento do corpo e ajuda na prevenção de doenças, como pedras nos rins. E tratando-se de atividades físicas, a ingestão de água torna-se ainda mais importante para o rendimento nos treinos e para a recuperação do corpo, que perde muito líquido durante qualquer atividade física.
Por conseguinte, hidratar-se pode ser o ponto diferencial para obter um melhor desempenho. O ideal seria consumir a partir de 2 litros diários, porém a quantidade pode variar entre indivíduos, do tipo e da frequência de exercícios físicos.
5. Fazer exercício de forma progressiva
Muitas vezes, pensa-se que o desempenho físico melhora ao fazer uma grande quantidade de exercícios de uma só vez, mas o efeito será o oposto.
O ideal é começar a treinar suavemente e aumentar a intensidade ao longo do tempo, habituando o corpo a enfrentar maiores desafios e atividades mais complexas. Consequentemente, os resultados serão mais satisfatórios.
Não se esqueça de respeitar os limites do seu próprio corpo para atingir bons resultados.