Durante o verão passamos mais tempo na rua, tomamos bebidas frescas para refrescar e aumentamos o tempo de exposição ao ar condicionado. Estes são apenas alguns fatores pelos quais não devemos descuidar o nosso sistema imunitário durante a temporada mais calorosa do ano, porque não estamos livres de apanharmos uma constipação, gripe ou alguma indisposição.
Não se preocupe, há muitas maneiras de manter o corpo em forma! Aqui estão alguns cuidados para um sistema imunitário forte durante os meses mais quentes.
1. Seja adepto de desporto
Ao se exercitar, a circulação sanguínea melhora e inibe a libertação de hormônios relacionados ao stress, contribuindo para um sistema imunitário saudável. No caso dos idosos, recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana e dois dias de atividades para fortalecer a musculatura. As pessoas que levam uma vida sedentária são muito mais propensas a apanhar gripes e outros vírus.
2. Durma o suficiente
Quanto e como dormimos contribui para um sistema imunitário estável. Sabemos que no verão isso nem sempre é possível, mas o recomendável são entre sete e oito horas de sono para conseguir descansar corretamente o corpo, evitando o aparecimento da fadiga, o cansaço e contribuindo para uma melhor função cerebral, concentração e retenção da memória.
3. Consuma astaxantina
Este oxidante é capaz de reforçar o sistema imunitário não apenas no verão, mas durante todo o ano. A sua eficácia é tão significativa que também atua em várias partes do organismo, como o retardamento do envelhecimento da pele, uma maior resistência à radiação ultravioleta, controlo glicémico, redução da fadiga, etc.
4. Mantenha uma dieta equilibrada
Ter uma dieta desequilibrada ou sofrer de excesso de peso são fatores que levam a um sistema imunitário debilitado, além de outros problemas como diabetes, doenças cardíacas e perda de massa muscular. É muito importante consumir diariamente os nutrientes que são essenciais para o correto funcionamento do organismo: frutas, vegetais, carnes magras, entre outros.
5. Disfrute da luz do sol
A vitamina D ajuda o sistema imunitário a combater infecções. A sua deficiência pode causar dores no corpo, problemas hormonais, fraqueza muscular e muito mais. Além da luz solar, também podemos ingerir a vitamina D consumindo cogumelos e gema de ovo.
6. Vitamina C
A ingestão de vitamina C previne infecções, podendo inclusive reduzir sua gravidade e duração. Entre os alimentos com maior grau de vitamina está a laranja, acerola, rosa mosqueta, pimenta, couve, mamão, morango, couve-flor, manga, entre muitos outros.
7. Hidratação constante
A hidratação favorece a eliminação das toxinas do organismo. Para conseguir um sistema imunitário forte, faça da água seu novo melhor amigo. Para aquelas pessoas que não gostam de beber água diariamente, recomenda-se acrescentar uma fatia de laranja ou limão para dar aquele toque de sabor. Não esqueça, a desidratação leva a problemas de saúde e enfraquece o sistema imunitário.