É cada vez mais comum a informação sobre os benefícios dos antioxidantes para a saúde, mas sabe o que são e para que servem? Existem inúmeros antioxidantes presentes nos alimentos e em alguns suplementos. Quando consumidos, eles atuam no nosso organismo evitando o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças.
Como atuam os antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias, cuja composição e forma molecular permitem que se liguem a radicais livres de átomos instáveis, evitando a ligação ao oxigénio que conduziria ao processo de oxidação.
Algumas destas moléculas podem ser produzidas pelo nosso organismo porém, muitas vezes o número de radicais livres supera largamente a nossa capacidade de produzirmos estes antioxidantes, pelo que se gera o stress oxidativo, com resultados perniciosos para a nossa saúde e em particular no processo de envelhecimento.
As membranas celulares são danificadas, o sistema imunitário fica debilitado e mesmo o sistema hormonal pode sofrer alterações. Estes ambientes são propícios ao desenvolvimento de células cancerígenas.
É de extrema importância manter um estilo de vida saudável, com exercício físico associado a um regime alimentar saudável, com alimentos ricos em substâncias antioxidantes tais como frutas e vegetais que promovem a resistência do nosso organismo à oxidação.
Para que servem os antioxidantes?
Além de combaterem os radicais livres, protegendo o organismo de possíveis danos estruturais celulares, ajudam a reforçar o sistema imunitário contra agentes externos e têm uma ação anti-inflamatória, o que ajuda a preservar a saúde da pele, protegem o coração de problemas cardiovasculares, reduzem a fadiga, entre muitos outros benefícios.
Onde encontrar os antioxidantes?
Para fazer uma dieta rica em antioxidantes é imprescindível consumir alimentos com alto teor de vitamina C (limão, laranja, abacaxi e outros), de vitamina E (óleo de girassol, amendoim, abacate e outros), de vitamina A (gema de ovo, espinafre, cenoura e outros), de betacaroteno (batata doce, banana, mamão, brócolos e outros), além de minerais como o selênio e o manganês.
Outra forma onde podemos encontrar os antioxidantes, é nos suplementos alimentares naturais em formato de cápsulas. Um bom exemplo é o suplemento alimentar Azora® Astaxanthin, que é produzido pela Algicel, através de um processo tecnológico patenteado, capaz de obter através da microalga Haematococcus Pluvialis um produto com um elevado grau de pureza e qualidade.
Sua constituição e formulação conduzem à maior taxa de absorção por parte do organismo, permitindo deste modo reduzir o aporte diário deste suplemento.
Não se esqueça que o estresse oxidativo pode causar uma série de doenças e que os antioxidantes têm propriedades para preveni-las e retardar o envelhecimento da pele, entre muitos outros benefícios.