A Nossa História

Algicel-Biotecnologia e Investigação

A Algicel – Biotecnologia e Investigação, Lda. nasceu em 2007 para o estabelecimento de um consórcio com a Universidade dos Açores para o desenvolvimento de um projecto de I&D em cultivo de microalgas. Foi estabelecido um projecto de investigação científica que se iniciou em 2007 e terminou em 2011. O mesmo foi apoiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores tendo obtido financiamento comunitário.

Foi assim construída uma unidade piloto, à escala industrial para o cultivo de microalgas em fotobioreactores fechados. Após 3 anos de ensaios atingiram-se os resultados que se pretendiam, no que respeita à produtividade de um processo de cultivo de Haematococcus pluvialis em fotobioreactor fechado. O processo e os equipamentos deram origem a uma patente. Paralelamente iniciaram-se as ações e estudos de cariz comercial para avaliar o potencial de venda dos produtos. Somente em 2016 foi possível obter financiamento próprio, alheio e de incentivos da União Europeia ao investimento no âmbito do programa Competir + de modo a ser possível executar o projeto industrial.

A nossa jornada começou com uma ideia e a vontade de fazer a coisa certa para proporcionar vidas mais felizes. Já percorremos um longo caminho, ainda assim, este é apenas o começo na exploração de oportunidades com microalgas.

A Algicel, Lda é detida por três sócios:

    • M. Helena Pereira da Silva – Licenciada em Finanças, Pós-graduada em Análise de Sistemas

    • Luis Filipe Chaves Medeiros Teves – Licenciado em Engenharia da Produção e Gestão Industrial, Mestre em Gestão

    • Gonçalo C. F. Teixeira da Mota – Licenciado em Engenharia Agro-Industrial, Téc. Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

Curiosidades da construção: Início construção 2018; Área outdoors – 1 ha; Estruturas de suporte para fotobioreactores – 13 km de tubo quadrado; Fotobioreactores R250 – 1.010 unid; Fotobioreactores R100 – 2.896 unid; Mini-fotobioreactores – 220 unid; Balões de Erlenmeyer – 440 unid; Tubos de ensaio – 1.000 unid; Válvulas – 11.718 unid; Tubagens – 10 km

Equipa

Helena Silva
M. Helena Pereira da Silva
President
Gonçalo Mota
Gonçalo Mota
Business Executive
Luís Teves
Operations Executive
Emanuel Xavier
Science and Quality Manager
Adicionar ao carrinho