Na terceira idade é muito importante fazer escolhas saudáveis para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a probabilidade de doenças. Uma simples constipação pode progredir e levar a complicações de saúde, como um quadro de pneumonia, bronquite ou sinusite.
Mudanças na dieta, check-ups, atividade física são apenas alguns hábitos que devem ser adotados pelos idosos para manter uma vida saudável o ano todo. No nosso blog revelamos as 5 dicas mais importantes.
1. Ser ativo
A atividade física é a responsável direta por fortalecer o sistema imunitário, quanto mais nos movemos, mais o corpo é capaz de combater inflamações e infecções. Entre os exercícios recomendados estão os de baixo impacto como andar de bicicleta, nadar, classes aeróbicas, ioga. 20 ou 30 minutos por dia são o suficiente para fortalecer os músculos e o organismo. Além de aliviar a depressão, a atividade física pode melhorar os níveis de energia, memória e sono dos idosos.
2. Tomar suplementos
Alguns suplementos aportam ao organismo as vitaminas e minerais para um sistema imunitário saudável. Entre os mais recomendados estão aqueles com cálcio, vitamina D, vitamina B6, vitamina B12 e astaxantina, que pode ser encontrada em cápsulas como o Azora Asthaxantin, obtida a partir de origem natural, com um elevado grau de pureza e apresentando um maior grau de biodisponibilidade, uma vez que a sua constituição e formulação conduzem à maior taxa de absorção por parte do organismo.
3. Dieta saudável
Dietas ricas em frutas, vegetais e carnes magras também reforçam o sistema imunitário e protegem contra vírus e bactérias nocivos que causam doenças. Isso porque o sistema digestivo fica mais lento com a idade, tornando-se necessário a incorporação desses alimentos. A adição de fibras, por exemplo, pode diminuir o risco de derrame e doenças cardíacas. É importante também limitar o consumo de alimentos açucarados e gordurosos, que podem desencadear uma inflamação no corpo. Aumentar a ingestão de água é outro ponto importante, como tendem a sentir menos sede à medida que envelhecem, os idosos são propensos à desidratação.
4. Gerir o stress
O stress crônico aumenta a produção do cortisol e seu excesso pode atrapalhar diferentes funções do corpo, incluindo o sistema imunitário. Para conseguir lidar com essas emoções recomenda-se uma vida ativa, dormir as horas diárias recomendadas, ter uma alimentação equilibrada, assim como definir expectativas e explorar atividades relaxantes e agradáveis.
5. Foco na prevenção
Na terceira idade recomenda-se visitar o médico regularmente e fazer exames de revisão para conseguir detectar possíveis doenças como colesterol, câncer de cólon, problemas cardíacos, entre outras. Os idosos também podem receber vacinas regulares para ajudar a prevenir a gripe e a pneumonia.