Graças aos avanços no sector tecnológico, a sociedade conseguiu um grande número de descobertas em diferentes áreas, mas as mais notáveis foram na área da saúde, e isto deve-se ao facto de a maioria das empresas farmacêuticas estarem em busca da “panaceia universal” (retardando o efeito do envelhecimento a nível molecular).
O que são carotenóides?
Para explicar de forma simples, pode-se dizer que os carotenóides são uma ampla gama de “cores” encontradas naturalmente em todos os organismos vivos que precisam do sol para fotossintetizar; como frutas, vegetais, plantas, algas, microrganismos, etc.
Os carotenóides são precursores de muitas vitaminas de que o corpo humano necessita para realizar as funções antioxidantes normais. Um exemplo bem conhecido é o caroteno encontrado na cenoura responsável pela sua pigmentação, e há muitos outros exemplos responsáveis pela pigmentação de lagostas, salmão entre outros.
O poder dos antioxidantes
Vários estudos científicos sustentam que a ingestão de suplementos alimentares elaborados a partir dos carotenóides beneficiam a nossa saúde e a manutenção do corpo humano.
Neste artigo iremos centrar-nos na astaxantina, que está presente em grandes quantidades em certos tipos de microalgas, especialmente na Haematococcus Pluvialis e Chlorococcum…, e em animais que consomem algas como salmão, truta vermelha ou rosa, alguns crustáceos, etc.
A astaxantina caracteriza-se pela sua cor laranja-avermelhada com tons dourados e por trazer inúmeros benefícios para a saúde
Os benefícios de consumir astaxantina
Os efeitos deste suplemento são surpreendentes. Quando tomado diariamente, ajuda a combater doenças inflamatórias, problemas metabólicos, deficiências cardiovasculares, doenças gastrointestinais e hepáticas, bem como doenças neurodegenerativas, pele e olhos, melhora a fertilidade masculina e tem um excelente efeito potenciador dos indicadores antioxidantes, retardando o processo de envelhecimento do corpo humano a nível molecular.
A seguir, enumeramos 6 dos principais benefícios principais ao ingerir um suplemento de astaxantina:
- Neutralização dos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no sistema nervoso central resultando num processo de “envelhecimento lento”.
- Neutralização dos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no cérebro e nos olhos, favorecendo a memória e diversas funções cerebrais.
- Estimulando a produção de colágeno, melhorando a firmeza da pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão.
- Favorece a uma maior resistência da pele à radiação ultravioleta.
- Um grande aliado na prevenção de muitos dos problemas cardiovasculares existentes.
- Reforça o sistema imunitário contra agentes externos.
Tendo tudo isto em conta, podemos concluir que a astaxantina é atualmente a molécula antioxidante derivada de carotenóides mais poderosa que a natureza nos pôs à disposição.