Chegam os 60 anos e com ele uma nova etapa, onde nos preparamos para diminuir o ritmo no trabalho ou até mesmo deixar a vida profissional para trás. Com a aposentação, temos mais tempo para gastar connosco. Assim, pode ser o momento ideal para começar a cuidar mais do seu corpo e da sua saúde.
Então que tal aproveitar esta nova fase da sua vida para introduzir hábitos saudáveis e atividades que tragam mais prazer aos seus dias? Preparamos uma lista com as 5 dicas essenciais para melhorar a sua saúde após os 60 anos.
1. Atividade Física
Manter o corpo ativo e sem dores é fundamental nesta etapa da vida. Portanto, recomendamos a prática regular de atividade física. Natação, pilates, yoga, hidroginástica são apenas algumas opções de treinos que irão melhorar a sua saúde e sua disposição para as tarefas cotidianas.
Mas lembre-se de que, antes de iniciar qualquer prática, é importante consultar um médico. Após uma avaliação, ele poderá recomendar-lhe quais os exercícios mais adequados às suas necessidades.
2. Vida social ativa
Na terceira idade aumentam os casos de depressão e problemas cognitivos, já que muitos idosos passam a ter menor disposição para sair de casa e tendem a isolar-se. Por isto, é muito importante ter uma vida social ativa. Faça planos para sair e interagir com outras pessoas regularmente. Por exemplo, considere ingressar num clube desportivo ou fazer algum curso que o motive. Interagir com as pessoas ajuda a gerir as emoções, o stress e a manter bons hábitos.
3. Vida saudável
Nunca é tarde para mudar os hábitos alimentares e começar a valorizar um estilo de vida mais saudável. Comer mais frutas e vegetais, exercitar-se, dormir, não fumar, controlar o peso, são apenas alguns cuidados que podem melhorar sua saúde e longevidade.
Tomar suplementos ricos em antioxidantes, que trazem inúmeros benefícios à saúde, principalmente depois dos 60 anos, são mais que recomendados. Eles atuam como anti-inflamatório, preservam a saúde da pele, reduzem a fadiga, melhoram a saúde cerebral e cognitiva, protegem o corpo contra o stress oxidativo, promovem a saúde das articulações, entre muitas outras vantagens.
4. Cuide do seu cérebro
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nosso cérebro permanece ágil depois dos 60 anos, mas para isto é importante procurar formas para estimular a sua mente, seja por meio de jogos, hobbies ou estudos. Aprenda a tocar um instrumento musical, matricule-se num curso, seja voluntário na sua comunidade, aprenda um novo idioma, continue a fazer palavras cruzadas – qualquer atividade é importante para mantê-lo ativo.
5. Seja positivo
Para que o corpo aprenda a lidar com o stress é importante aprender a pensar de forma positiva. Portanto, se você sente-se deprimido ou nervoso com a ideia de envelhecer, passe algum tempo pensando nos aspectos positivos desta fase da vida, como ter mais tempo para o seu próprio crescimento espiritual.