No inverno é muito comum ouvir a expressão “estar com as defesas em baixo”, mas o que é que isso significa? Em poucas palavras, o nosso corpo apresenta uma insuficiência imunológica e estamos mais expostos a vírus e bactérias. Gripe, constipação, bronquite e infecções respiratórias são alguns exemplos de doenças que começam a surgir na população com a chegada da primeira frente fria. Além do frio, a variação de temperatura também colabora para baixar a imunidade do corpo. Por essa razão, para além de apostar numa alimentação correta, é vital consumir antioxidantes para melhorar a nossa capacidade defensiva.
As principais fontes de antioxidantes
Frutas, vegetais, grãos integrais e suplementos de astaxantina possuem grandes quantidades e variedades de antioxidantes. Entre os principais estão:
1. Gengibre
O gengibre contém uma substância chamada gingerol, que regula o sistema imunológico, protegendo o corpo de doenças autoimunes. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e termogênicas, diminuindo assim o possível contágio por vírus e bactérias.
2. Vegetais de cor verde-escuro
O consumo de rúcula ou espinafre ajuda na maturação das células imunes, aumentando a resistência do organismo às infeções. O ácido fólico que está presente nesses alimentos, participa na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
3. Chá verde
É uma das bebidas mais consumidas no mundo e que ajuda nas defesas do organismo no inverno, porque fornece ao corpo uma grande quantidade de polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes.
4. Alho
Possui função imunoprotetora, antiinflamatória e antioxidante, contribuindo para o aumento da imunidade com a multiplicação de células que combatem as infecções.
5. Astaxantina
Os benefícios da astaxantina no organismo são inúmeros. O seu consumo diário reforça o sistema imunitário contra agentes externos criando uma barreira que dificulta o contágio de doenças como gripes e constipações ao manter as células saudáveis.
6. Probióticos
Juntamente com extratos de larício, zinco e selênio, eles fornecem fermentos lácteos vivos, que contribuem para o aumento das defesas do sistema imunitário.
Outros cuidados essenciais
Além dos oxidantes, para melhorar as defesas do organismo no inverno é importante seguir outros hábitos saudáveis como beber muita água para manter as mucosas hidratadas e assim prevenir as constipações. Ajustar o vestuário e proteger as extremidades – cabeça, mãos e pés – é outro ponto fundamental.
Também não podemos esquecer que uma boa noite de sono tem um impacto positivo no sistema imunológico. Quando o corpo tem o repouso necessário, ocorre um aumento da produção de citocinas anti-inflamatórias, importantes no combate às infecções.
De onde se extrai a astaxantina?
É uma substância ou uma mistura de substancias?
Encontra-se nos alimentos?Quais?
Porque nunca ouvimos falar dele?
Bom dia Sra. Teresinha,
A astaxantina é extraída da microalga Haematococcus pluvialis. A microalga que utilizamos para produzir é de estirpe açoriana.
No nosso site encontra a composição nutricional do AZORA:
-Astaxantina 4,00 mg
-Vitamina E 1,80 mg
-Vitamina B2 0,35 mg
-Vitamina B1 0,28 mg
Pode-se encontrar astaxantina em alimentos como o camarão, salmão, lagosta, entre outros.
De facto, a astaxantina é uma substância ainda pouco conhecida por parte dos Portugueses, contudo em países como, por exemplo, os Estados Unidos, em tempo de pandemia, vários médicos começaram a aconselhar a toma de astaxantina juntamente com vitamina C de modo a mitigar as consequências do COVID-19 e para a prevenção do mesmo. É importante referir que esta substância é 6000 vezes mais potente que a vitamina C e 500 vezes mais potente que a vitamina E.